Orixalá e Surya

Olá, amigo leitor! Continuando a série de textos sobre Orixás e as Divindades Orientais, hoje, apontaremos algumas semelhanças entre Orixalá e Surya – ambos o deus Sol – A Representação da Luz que Desperta e que dá vida. É perceptível que estamos tratando da mesma essência sagrada que se manifesta de formas diferentes de acordo com cada povo e cada cultura. Ambos traduzem fortes mensagens de ordem moral e espiritual. Trabalham visando a re-ascensão da humanidade e manipulam a energia solar em benefício da manutenção da vida física no planeta.

Surya é o deus do Sol, de acordo com os Vedas, as Escrituras Sagradas da Índia.
Habita a esfera solar (Sūryaloka). Seus seguidores são conhecidos como Sūryabhaktas.

Surya viaja através do céu na sua carruagem puxada por sete cavalos. Ele leva em suas mãos um Chakra (roda) da luz do sol, um Padma (lótus), e um Sankha (concha); sua mão erguida é um sinal de proteção.

Hélio é o deus Sol entre os gregos. Hélio circunda a terra no carro do sol, cavalgando o céu até o oceano para banhar os cavalos, dando início à noite. “Nada no universo lhe escapa da vista, motivo que até os deuses o conjuram para atuar como testemunha em importantes eventos”[1].

“Segundo Ovídio, o carro do sol de Hélio é uma carruagem, por vezes representada como uma biga, puxada por quatro cavalos de fogo, cujos nomes variam. Segundo o próprio, os nomes são Piro, Éous, Éton e Flégon. Já segundo Eumélo de Corinto, o nome dos machos são Éous e Etíope, e o das fêmeas, que são unidas por um jugo, são Bronte, a trovoada; e Estérope, o relâmpago” [1].

A shakti de Surya é Chaya, que representa seu oposto, a Deusa da Sombra. No mesmo sentido a “shakti” de Orixalá é Oduduwa que também representa seu oposto.

Surya é a Deidade Solar-Chefe. Conforme a literatura hindu, Surya é mencionado como sendo o aspecto visível de Deus, aquele que a pessoa pode ver todos os dias. É conhecido pelos shaivites e pelos vaisnavas como sendo um aspecto de Shiva e Visnu.

O deus Sol é louvado como o símbolo da vida eterna e da saúde. O Sol simboliza a vida e vivifica todos os seres com calor e luz ilimitados, controla o dia e a noite, e o cálculo do tempo eterno é feito a partir de seus movimentos.

Surya, para os vedas, tinha a tradução de “alma que habita todos os seres, animados ou inanimados”.

Os yogues praticam o Surya Namaskaro cumprimento ao deus do sol – logo ao nascer dos primeiros raios solares.

Os Mantras de Saudação ao Sol:

  1. Oṁ mitrāya namaḥ: saudação ao amigo de todos.
  2. Oṁ ravāye namaḥ: saudação àquele que brilha.
  3. Oṁ sūryāya namaḥ: saudação àquele que gera atividade.
  4. Oṁ bhānave namaḥ: saudação àquele que ilumina.
  5. Oṁ khagāya namaḥ: saudação àquele que se move velozente no céu.
  6. Oṁ puṣṇe namaḥ: saudação àquele que dá força e alimenta.
  7. Oṁ hiranyagarbhāya namaḥ: saudação ao embrião dourado.
  8. Oṁ mārichāye namaḥ: saudação ao senhor do entardecer.
  9. Oṁ ādityāya namaḥ: saudação ao filho de Āditi, a mãe cósmica.
  10. Oṁ sāvitre namaḥ: saudação ao poder efulgente do sol.
  11. Oṁ ārkāya namaḥ: saudação àquele que é digno de ser reverenciado.
  12. Oṁ bhāskarāya namaḥ: saudação àquele que conduz à iluminação.

ORIXALÁ também foi fonetizado como Oshila ou Yshola e também como Obatalá ou Oxalá. Traduzindo esses vocábulos, teremos:

Oshilá – O Verbo de Deus;

Ysholá – O Enviado da Divindade – O Verbo Divino – O Logos Solar;

Orish-Nlá – O Grande Senhor da Luz;

ORIXALÁ – A LUZ DO SENHOR DEUS. Assim como Surya, Orixalá é louvado como o símbolo da vida eterna e da saúde. O Sol simboliza a vida e vivifica todos os seres com calor e luz. A Luz que Desperta, que Ilumina e dá vida!

Orixalá prende-se em refletir para toda coletividade a Luz da Divindade, por meio de suas Entidades atuantes que, nas raras vezes em que se apresentam por meio da mediunidade, trazem mensagens edificantes e elevadas.

Orixalá é uma divindade de um profundo misticismo e seus símbolos e suas mensagens trazem grande riqueza moral e espiritual.

Ponto cantado de louvação a Orixalá:

Orixalá, Senhor da Luz

Senhor da Cruz

Sentinela Maior do Senhor Jesus!

Luz e Paz

Araman

[1] Dictionnaire culturel de la mythologie gréco-romaine, Agusta-Boularot, Sandrine – Buffard-Moret, Brigitte – Collognat-Barès, Annie, Sandrine Agusta-Boularot, Brigitte Buffard-Moret, Annie Collognat et al., sous la direction de René Martin.

P.S.: Veja os Textos Anteriores da série “Os Orixás e as Divindades Orientais”:

1. Os Orixás e as Divindades Orientais https://araman256.wordpress.com/2015/11/11/os-orixas-e-as-divindades-orientais/;

2. Ayan (Ayom) e Sarasvati https://araman256.wordpress.com/2015/11/16/ayan-ayom-e-sarasvati/#more-550;

3. Ogum e Varuna https://araman256.wordpress.com/2015/11/18/ogum-e-varuna/#more-559;

4. Xangô e Indra https://araman256.wordpress.com/2016/02/01/xango-e-indra/#more-564;

5. Esu (Exú) e Ganesha https://araman256.wordpress.com/2020/09/16/exu-e-ganesha/#more-1416.

Boa leitura!

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