O que é Macumba Realmente?

 

Para esclarecer definitivamente assunto tão escabroso:

1) Em língua Bantu, sim, é um instrumento musical idiofônico, uma espécie de Reco-Reco de madeira, feito de uma árvore chamada Magombe. Nada a ver com certa foto que anda sendo veiculada pela internet. Naquela foto o que está exposto são Guiros, que saõ instrumentos cubanos.

2) A verdadeira Macumba chamava-se Ngoma ua Mukamba, um tambor dos Lunda-Kioko, que no Brasil se difundiu na Umbanda e depois foi substituído pelos atabaques. Mais fáceis de construir e, portanto, foram largamente disseminados pela indústria do capitalismo de terreiro.

3) Mukumbu é uma palavra quimbundo que significa “som”.

4) Da árvore Magombe (haviam várias árvores com nomes muito próximos) faziam-se tambores que recebiam nomes bem semelhantes ao nome das árvores, tais como Ngoma, Ngombe, Makuta, Makombe, etc.

5) Ainda, Cumba, em quimbundo se traduz como valente, forte, ou rugido (dos leões talvez), que lembra o som dos tambores graves, assim como a Angona Puíta ou cuíca gigante lembrava o rugido do Leão e era usada para atraí-los nas caçadas rituais;


6) Finalmente, temos Cumbe, do Umbundo Ekumbi, que significa Sol. Assim, Ma Kumbe, como dedicação ao Sol, do louvor a árvore através da música, um culto fitolátrico, como são todos os cultos anímicos ancestrais.
7) No Quicongo há a palavra Kiniumba ou Ma’Kiumba, designando espírito obsessor, que deu origem à “Macumba” como culto negativo e ao termo “Kiumba”, como espírito atrasado. Daqui vieram as características pejorativas que conhecemos, que em essência, não são erradas.Portanto, Macumba é um tambor, cujo nome batizou aos antigos cultos do Sudeste. E também é uma palavra com sentido negativo. A mistura disso deu no que deu que vemos hoje.Mas o negócio é não esquentarmos a cabeça, nos assumirmos macumbeiros e meter a mão no couro!

 

 

Mestre Obashanan

Dirigente do TEV – Templo da Estrela Verde

11 de julho de 2014

Deixe um comentário