Os Orixás e as Divindades Orientais

 

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 Olá amigos e amigas! Como já dizia Matta e Silva a Umbanda ressurgiu aqui no Brasil, seu marco oficial é Zélio Fernandino de Morais. Aqui, estamos falando da Umbanda quanto movimento e também de seus aspectos exotéricos. Gostaríamos de esclarecer ao amigo leitor que, a Umbanda, já nasceu ou ressurgiu com todos os símbolos que nela encontramos hoje, nas mais diferentes escolas e sistemáticas de ritualização e, por isso, a Umbanda não é uma religião sincrética, pois imagens de santos, orixás, tambores, símbolos de matizes indígenas e orientais sempre estiveram dentro dos ritos Umbandistas desde seu ressurgimento no Brasil, tudo muito bem alinhado e coerente.

É necessário que o leitor amigo compreenda que o sincretismo surgiu da necessidade de aproximar religiõesogum divergentes e que não se comunicavam entre si. Daí, por exemplo, o Candomblé encontrou meios de se fazer entender através do sincretismo com os símbolos católicos. O leitor amigo sabe que o Orixá Ogum é sincretizado com São Jorge. Isso não quer dizer que Ogum é São Jorge; essa relação, em seu aspecto mais externo, foi feita para demonstrar características do Orixá Ogum que são comuns às de São Jorge e, assim, promover, aqui no Brasil, uma identificação, ou seja, a capacidade do povo daqui entender e se ligar ao sagrado através da correspondência entre algo que não conseguia entender (o Orixá Ogum) e algo que lhe era conhecido e despertava a sua fé (São Jorge).

sao jorgeAgora, quando falamos da Umbanda (Aumbhandhan – Conjunto das Leis de Deus), esta sempre esteve presente no planeta Terra. A Senhora da Luz Velada sempre desvelou no nosso planeta partes de sua face entre todos os povos e em todos os tempos. Assim, pode-se inferir que, todo o conhecimento religio-científico existente no planeta é proveniente da Umbanda ou Aumbhandhan que é a Religio-vera. Por isso, todo este saber esotérico está contido na Umbanda.

Deste modo, faremos alguns textos sobre divindades orientais, demonstrando suas relações com os Orixás. Isso, mostrará ao leitor amigo, como em tempos e lugares diferentes, sob nomes diferentes as mesmas divindades são cultuadas. O leitor perceberá que, todo o conhecimento Humano, provém de uma mesma fonte que é o Aumbhandhan – Conjunto das Leis de Deus. Por isso, encontramos dentro da Umbanda, quanto aos seus aspectos exotéricos, externos, várias formas de apresentação diferentes; algumas mais ligadas à pajelança, outras às encantarias, outras com raízes africanas, outras com raízes orientais… No entanto, é de suma importância entender que, as diferentes formas de apresentação dizem respeito apenas às suas características exteriores, quanto aos ensinamentos internos, esotéricos, quanto à ética do Sacerdote e seus discípulos todos os Templos Umbandistas sérios seguem a Tradição ligada às Santas Almas Benditas do Cruzeiro Divino… Bom, as próximas publicações serão sobre as divindades orientais e os Orixás!

 

Luz e Paz!

Araman

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