Ogum e Varuna

Varunadeva

Amigos e Amigas, dando continuidade à nossa proposta falaremos, hoje, sobre Varuna e Ogum. Varuna é uma divindade indo ariana. Trata-se de um deus arquiteto e ferreiro que possuía um conhecimento infinito. Tornou-se rei dos deuses, tendo também domínio sobre o destino dos homens, sustentando a vida e a protegendo do mal.

Quando Indra – que tinha poder sobre os raios e tempestades – venceu um grande monstro e tornou-se o novo rei dos deuses, Varuna tornou-se rei dos oceanos e da noite. Assim, dividia o céu com Surya, deus do dia.

“Varuna é um termo sânscrito, referente a uma divindade védica; Senhor da Consciência Vasta, representando a pureza etérea e a amplidão oceânica da Verdade infinita; destrói tudo o que interfere adversamente no crescimento da Consciência-Verdade, na mente do homem”.

Daí, já tiramos algumas características de Varuna que se relacionam ao Orixá Ogum que também é uma divindadeogum guerreira e é também ferreiro. No Candomblé, Ogum é o orixá da guerra, dos caminhos e da tecnologia, sendo também conhecido como o Orixá dos metais e do ferro, dono das ferramentas e criador dos instrumentos para a agricultura. Uma das lendas Yorubás nos conta que Ogum descobriu os metais quando deixou de viver com sua mãe, Yemanjá, em seu castelo construído no mar para conhecer o mundo exterior.

Ogum é o Asiwaju – “o que vem na frente” – é aquele que vem na frente para abrir nossos caminhos e nos livrar dos perigos, assim como Varuna, Ogum juntamente com Exú sempre vem na frente para abrir nossos caminhos e nos proteger do mal.

Ogum e Varuna são aqueles que destróem toda a ilusão, que nos livram de tudo o que interfere no crescimento de nossa Consciência; trazendo-nos a libertação para que se possa buscar positivamente a realidade espiritual. Neste aspecto tem uma estreita relação com Yemanjá.

Nota-se que, quanto aos aspectos esotéricos, Ogum é o Senhor primaz do elemento água, assim como Varuna tornou-se rei dos oceanos e rios. Varuna é o Senhor da Consciência Vasta e Ogum está relacionado ao Supraconsciente…

Varuna é também chamado de Passabrit “senhor do nó corrediço”, o que revela uma impotante característica do deus.ogum Os nós simbolizam a capacidade de prender ou libertar, de dar vida ou de tirá-la. De acordo com o pensamento antigo, laços e nós, podem dar vida às coisas inanimadas por meio de magia. Assim, Varuna é um deus ferreiro e mago.

Com os laços e nós Varuna prendia e castigava os homens ímpios, no entanto, também é famoso por sua delicadeza e polidez, estando pronto a perdoar os arrependidos.

OGUM é O Senhor do Fogo da Glória; O Senhor do Fogo da Salvação. (OG – glória, salvação; AUM – fogo, guerreiro). É, portanto, assim como Varuna, aquele que nos liberta, aquele que traz a libertação, que nos livra dos grilhões da ilusão com o fogo da realidade espiritual.

Ogum irê o oo! Saravá Ogum! Ogum iê!!

Om Sham No Mitrah Sham Varunnah
Sham No Bhavatv-Aryamaa
Sham No Indro Brhaspatih
Sham No Vissnnur-Urukramah

Luz e Paz!

Araman

2 ideias sobre “Ogum e Varuna

  1. Pingback: Esu (Exú) e Ganesha | Araman256

  2. Pingback: Orixalá e Surya | Araman256

Deixe um comentário